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domingo, 15 de agosto de 2010

Escola: O que Podemos Melhorar



Escola: O que Podemos Melhorar



Toda escola deve estar pautada nos mais atualizados conceitos sobre educação e em práticas educativas de vanguarda, que possibilitem aos alunos que a freqüentem estarem aptas a viver de modo pleno não só os avanços tecnológicos que atualmente estão presentes na maioria das escolas, mas também a participar ativa, sensível e criativamente da construção deste mundo novo com que hoje nos deparamos.
 A minha proposta para a melhoria da Escola do Bairro Cinza é sobretudo adotar metodologias que visam formar pessoas independentes, criativas, com iniciativa própria, curiosas e desejosas em saber, aptas à pesquisa, acreditando sempre que o conhecimento se solidifica através da interação entre as pessoas. Para tanto, diversos fatores irão influenciar diretamente na melhoria dessa escola, cito alguns itens importantes:
·          O espaço físico, iluminação, ventilação, água potável, rede elétrica, segurança e temperatura ambiente;
·          O número adequado de alunos por professor;
·         A escolha do gestor, que deve ter pré-disposição para o trabalho coletivo, ter iniciativa e firmeza de propósito para realização de ações e está sempre disposta a estimular e incentivar as ações positivas de seu estabelecimento, ser conhecedor da realidade da escola, pois o diretor precisa conhecer não apenas a escola internamente, mas a comunidade envolta da escola. Ele deve entender o contexto da sociedade em que a escola está inserida, conhecer o meio onde os alunos vivem, entender suas famílias e descobrir os problemas que cercam a escola.
·         O trabalho com projetos, pois sabemos que os projetos são uma das formas de organizar o trabalho didático, que pode integrar diferentes modos de organização curricular. Pode ser utilizado em momentos específicos do desenvolvimento curricular de modo a envolver mais de um professor e uma turma, articular o trabalho de várias áreas, ou realizar-se no interior de uma única área.
·          A implantação de recursos tecnológicos com articulação de mídias de acordo com as atividades a serem desenvolvidas, e com equipamentos tecnológicos tais como: computadores, com acesso a internet, televisão, vídeo, revistas, e outros.
Além disso, há um elemento central para a efetivação da mudança o professor. Deve ser capacitado e principalmente compromissado com a melhoria do ensino.  É impossível pensar em transformação na educação dessa escola sem incluí-lo. É por meio das interações que ocorrem nas salas de aulas que as mudanças realmente acontecem. Elas pressupõem novas formas de pensar sobre o que e como se ensina, sobre o que se aprende e o que as pessoas podem fazer com essas aprendizagens. Segundo a LDB o professor deve zelar pela aprendizagem dos alunos, ou seja, cabe ao professor a incumbência de ultrapassar a mera transmissão de conhecimentos e informações, pois isso significa promover um ensino que desenvolva as competências necessárias à inserção do aluno na sociedade; que possibilite o acesso a conhecimentos culturalmente construídos e produzam outros; que desenvolva habilidade e aptidões, que permitam ao aluno aprender a conviver, a ser crítico e a desenvolver opiniões próprias.
Conforme exposto, minha Proposta Pedagógica pretende, sobretudo, formar indivíduos mais criativos, independentes, com disposição para tomar iniciativas próprias e fazer pesquisa, mas que ao mesmo tempo acreditem que o conhecimento deve ser feito através da interação e da cooperação entre as pessoas e em uma sociedade mais fraterna e menos competitiva.

Um comentário:

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