Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 15 de agosto de 2010

As Contribuições de Freud para a Educação

As Contribuições de Freud para a Educação

Freud, entre seus vários estudos sobre a psicanálise, desenvolveu o estudo da construção do conhecimento. Este estudo nos permite compreender o processo da aprendizagem no indivíduo. Freud diz que aprender é poder indagar e esta ação tem como consequência principal o ato de pensar.
Outro estudo de Freud passa pelo processo de construção de nossa identidade. Para Freud a construção da identidade passa pelo processo de desenvolvimento humano onde se constrói através do contexto cultural e das relações inter-pessoais.
Esses dois estudos de Freud estão bastante próximos da educação e ambos têm substancial importância dentro do processo da práxis educacional em sala de aula, ou seja, são ferramentas pedagógicas de suma importância na construção do processo ensino aprendizagem.
Para Freud o processo de aprendizagem da criança passa pelo processo da identificação. Para ele, a criança tende a imitar os adultos que servem como referencia para ela. Neste sentido, a pertinência da postura do professor em sala de aula e dos pais em casa. Para o professor essa ferramenta para construção do aprendizado em sala de aula deve ser utilizada de forma a passar valores (família) e a educação (escola).
A escola também desenvolve o papel dos pais. No caso da mãe(proteção) do pai(ordem e restrições), ou seja, a escola deve dar freios aos impulsos da criança, como o pai faria e ao mesmo tempo passar um lado afetivo e de proteção como faria a mãe.
A escola também pode trabalhar a dimensão social. Freud diz que o fator social está diretamente relacionado à formação da identidade da criança, pois o fator social tem conotação ético valorativo para a criança e que é responsável pelo comportamento superior do ser humano.
Percebe-se que os estudos desenvolvidos por Freud são pertinentes no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula e bastante culturais, possibilitando ao professor ferramentas pedagógicas que possibilite elaborar, desenvolver e aplicar em sala de aula para formação da identidade da criança e na construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário